Projecto CRID

O Centro de Recursos para a Inclusão Digital tem como missão facilitar a participação dos cidadãos com necessidades especiais na sociedade da informação e conhecimento. Desenvolve a sua actividade em três eixos fundamentais: avaliação, diagnóstico e investigação. http://www.crid.esecs.ipleiria.pt/

 

Palavras-chave

Centro de Recursos para a Inclusão Digital, Cidadãos com Necessidades Especiais, Literacia Digital, Sociedades Inclusivas, Parcerias Nacionais e Redes Internacionais.

 

Participantes

Investigadores: Célia Sousa

 

Sumário

I – Enquadramento do projecto

Vivemos actualmente numa Sociedade em constante mutação e evolução, onde a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em particular o uso da Internet, é cada vez mais evidente.

Em Portugal, tem-se constatado que ainda existe um grande número de cidadãos com baixos níveis de literacia informática, em especial os grupos provenientes de estratos sociais mais baixos, idosos e pessoas portadoras de algum tipo de deficiência que não se enquadram nos padrões formatados e estandardizados da formação regular.

A crescente consciencialização da importância do conhecimento e da informação como suportes das sociedades modernas, no contexto de uma economia globalizada e da consequente intensificação da competitividade entre os povos, conduziu à ideia de que a capacidade de sobrevivência de uma comunidade será tanto mais elevada quanto maior for a sua capacidade de dotar os seus membros, dos mecanismos necessários para fazer face aos desafios impostos pelo avanço imparável das tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Sensível a este problema, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico (IPL), assumiu como uma das suas grandes prioridades o aumento das competências dos cidadãos nesta área, apelando ao desenvolvimento de estratégias de combate à infoexclusão e, de uma forma geral, a todas as formas de exclusão, ciente de que a construção de uma Sociedade da Informação para todos, terá obrigatoriamente que envolver todos os cidadãos, incluindo aqueles que, ao longo dos tempos, têm sido objecto de persistente marginalização, como é o caso das pessoas com deficiência.

Neste contexto e para tentar colmatar esta lacuna, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, conjuntamente com outras entidades criou um Centro que tem como objectivo fundamental formar para a Igualdade Digital, que visa em termos gerais, solucionar os constrangimentos que os cidadãos com necessidades especiais possuem ao nível das TIC, no que respeita, por um lado, a necessidade de formação efectiva e adequada, e, por outro lado, o auxílio técnico e pedagógico de acesso a estes recursos digitais, que em muito podem contribuir para potenciar as suas capacidades intelectuais.

O CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital, surge da sociedade do conhecimento com a missão de facilitar a participação dos cidadãos com necessidades especiais na sociedade da informação e conhecimento.

O projecto surge de uma parceria entre várias entidades: Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Leiria (CERCILEI), Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria (APPC), Agrupamento de Escolas José Saraiva e Agrupamento de Escolas de Colmeias sendo a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria a entidade coordenadora e o local onde está instalado o CRID.

 

II – Objectivos

Desenvolvendo a sua actividade em três eixos fundamentais, a saber, avaliação, diagnóstico e investigação, a iniciativa tem como objectivos:

  • Habilitar cidadãos com necessidades especiais para a participação na sociedade de informação, nomeadamente na área de formação em competências informáticas básicas;
  • Avaliar e prestar aconselhamento sobre os tipos de equipamento ou ajudas técnicas e respectivas estratégias de utilização, adequadas às necessidades do cidadão com deficiência;
  • Apoiar e formar os profissionais das escolas, dos hospitais, das associações de apoio a deficientes, da segurança social, das entidades empregadoras e dos pais, ou outros educadores, na utilização das ajudas técnicas;
  • Estudar o potencial de desenvolvimento, através da investigação, concepção ou adaptação de tecnologias na área das ajudas técnicas, cruzando saberes e experiências de múltiplas áreas científicas;

  

III – Actividades Desenvolvidas

O CRID actualmente desenvolve diferentes actividades, proporciona a cerca de oitenta pessoas com necessidades especiais que se mantenham em contacto com as tecnologias de uma forma sistemática (semanalmente). Neste âmbito diversas instituições da região frequentam todas as semanas o CRID permitindo a um vasto grupo de utentes o uso de diferentes tecnologias de acordo com as necessidades de cada um.

Mantém um protocolo com o Hospital de Leiria, que permite fazer um diagnóstico ao nível das ajudas técnicas adequadas a ministrar, e que posteriormente o hospital prescreve aos utentes. Este protocolo permitiu agilizar todo o processo, dado que os utentes se dirigem a este serviço onde um relatório é elaborado e enviado ao serviço do hospital rentabilizando recursos e tempo.

É membro efectivo da rede europeia EDeAN (European Design for All e-Accessibility Network), efectua um trabalho de acompanhamento a diferentes técnicos (professores, terapeutas, fisioterapeutas), ao nível da produção e realização de materiais para acompanhamento de crianças com necessidades especiais.

Efectua avaliações em diferentes áreas de deficiência prestando assim um aconselhamento ao nível do hardware e software. Sensibiliza diferentes técnicos para a importância do uso da tecnologia na melhoria de vida das pessoas com necessidade especiais, através de acções de sensibilização e formação.

Serve de Laboratório para investigação e desenvolvimento de trabalhos de diferentes temáticas na área das necessidades especiais. Estando de momento a prestar apoio alunos das diferentes escolas do IPL que se encontram a desenvolver trabalhos de investigação nesta área.

Apoia Autarquias ao nível de acessibilidades e aconselhamento específico a projectos na área do turismo.

Aconselha os empresários no âmbito de equipamentos a nível hardware e software para empregabilidade de pessoas com necessidades especiais.

Presta apoio ao IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) de Leiria na formação de pessoas com necessidades especiais, através da utilização dos equipamentos disponíveis.

Apoio às famílias na utilização dos equipamentos prescritos aos utentes através de formação gratuita em horário adequado às necessidades da família.

 

Notas de Imprensa