Projetos concluídos

UPA | Utilização Pedagógica das TIC

Logótipo do projeto UPAO UPA está direcionado para alunos do ensino superior, com o objetivo de lhes dar competências ao nível de criação de trabalhos audiovisuais acessíveis, com vista à produção de conteúdos e ao acompanhamento de projetos a entidades externas à instituição. Pretende-se ainda, analisar do ponto de vista científico, as expectativas dos alunos sobre projeto, o impacto do audiovisual na aprendizagem e as atitudes dos discentes, face à criação de material audiovisual acessível.

Encontra-se neste momento em fase piloto, com 7 alunos do primeiro ano, dos cursos de Comunicação Social e Educação Multimédia e Animação Cultural.

ADLAB – Áudio-Descrição: Acesso ao Longo da Vida para Cegos

Logo ADLAB

O ADLAB é um projeto a três anos (2011-2014), financiadopela União Europeia sob o Lifelong Learning Programme (LLP), que visa o desenvolvimento de guias consistentes para a criação de audiodescrição (AD).

A necessidade de melhorar as práticas de AD – a inserção da descrição verbal dos elementos visuais existentes em produtos audiovisuais – e a vontade de disponibilizar mais produtos audiovisuais a pessoas com incapacidade sensorial são estímulos fortes numa Europa  com um número significativo de pessoas com baixa visão ou cegueira.

Graças ao contributo de oito parceiros europeus (Itália, Espanha, Portugal, Belgica, Polónia e Alemanha) este projeto propõe-se identificar as diferenças existentes nas várias abordagens nacionais, numa tentativa de se virem a estabelecer metodologias e políticas transversais a nível europeu.

Para saber mais: http://www.adlabproject.eu/

Olha por mim

Imagem Olha por mim

Exposição de pintura de Mirtilo Gomes (Tânia Bailão Lopes) com soluções especiais de acesso para pessoas com deficiência sensorial – quadros tácteis / audiodescrição / interpretação LGP em áudio e videoguia / sessões didácticas / visitas guiadas especializadas.

Início: Setembro de 2009

bailaolopes.wordpress.com/projecto-olha-por-mim/ e visual-audio.org

Perspetivas | Uma forma de expressão

perspeticasFdTranspO projeto Perspetivas consiste na dinamização de ações de acompanhamento tutorial, ao nível da criação de produtos audiovisuais, que permitem a pessoas com deficiência intelectual exprimirem-se de uma forma que é, para elas, totalmente nova. As ações têm o intuito de: (1) explicar como se processa a imagem em movimento; (2) estimular a criatividade, através do debate de ideias e estruturação de informação; (3) potenciar a capacidade de expressão; e (4) estimular o sentido de organização e estruturação da informação, seja ao nível da criação de argumento e storyboard, como também de todo o processo, que tem que respeitar as diferentes fases que o constituem.

A intervenção conta com a participação de dezassete clientes e sete técnicos da Instituição “Os Malmequeres”.

Vídeo promocional do projeto pode ser visto no URL https://www.youtube.com/watch?v=16u3mG_fqFM