2016

Publicação iACT, Edição online

ebook (.pdf) • Livro de Atas da III Conferência Internacional para a Inclusão – INCLUDiT

Livros

Jerónimo, M.; Duarte, A.; Mangas, C.; Sousa, S. et al. (2016). Higher Education in Finland, Italy, Mangas, C. (2016). O que é escrever? Perspetivas de futuros profissionais de educação. V Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 309-315). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria. [Disponível em: http://sites.ipleiria.pt/ipce2016/en/livro-de-atas-2016/]

Capítulos de livros

Sousa, C. (2016). “A Comunicação Aumentativa e as Tecnologias como Ferramenta de Apoio aos alunos com NEE.” In: Ensinar e Aprender com Tecnologias na era Digital. Santo Tirso: Edição Whitebooks. Pp.31-47 ISBN 978_989_8765_29_1
Ribeiro, J. M., Brandão, C., & Costa, A. P. (2016). Metodologia de estudo de caso em saúde: contributos para a sua qualidade. In: Oliveira, E.; Barros, N.; Silva, R. Investigação qualitativa em saúde: conhecimento e aplicabilidade. Aveiro: Ludomedia

Artigos em atas de congressos

Barreto, A., Sousa, C., Santos, F., Ferreira,G., Rodrigues, L., Reis, S., Catarino, M. Incubadora de Inclusão: Inclusão de Crianças com Deficiências na Escola – Perceções dos Encarregados de Educação. (2016). Livro de Atas da III Conferência Internacional para a Inclusão – INCLUDiT, (pp. 183 -190). Leiria.
Barreto, A., Sousa, C., Santos, F., Ferreira,G., Rodrigues, L. Incubadora de Inclusão: A Importância da Inclusão Familiar, Escolar e Social no Desenvolvimento da Criança. (2016). Livro de Atas da III Conferência Internacional para a Inclusão – INCLUDiT, (pp. 221-233). Leiria
Magalhães, F., Oliveira, M., Santos, O. (2016). Intervenção no Ambiente e Património: pertinências num mundo globalizado. Atas do II Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento” realizado entre os dias 9 e 12 de novembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
Mangas, C. & Ferreira, P. (2016). Da memorização à reflexão: estratégias didáticas no Ensino Superior. V Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 411-412). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria. [Disponível em: http://sites.ipleiria.pt/ipce2016/en/livro-de-atas-2016/]

Mangas, C.; Barata, C.; Ferreira, P. & Reis, S. (2016). Conceções de Futuros Educadores e Professores sobre Diferenciação Pedagógica. V Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 198-204). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria. [Disponível em: http://sites.ipleiria.pt/ipce2016/en/livro-de-atas-2016/]

Mangas, C. & Sousa, C. (2016). Livros em Multiformato: um projeto dinâmico. In Freire, C.; Mangas, C. & Sousa, C. (Orgs.). Livro de atas da III Conferência Internacional para a Inclusão 2015 (pp. 516-517). Leiria: iACT; CRID; MCA; ESECS; IPLeiria
Monteiro, S., Heleno, L., Santos, O. (2016). Perceção para o risco sísmico dos estudantes do IPLeiria. Atas da Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 06 e 07 de Maio de 2016, Instituto Politécnico de Leiria.
Monteiro, S., Heleno, L., Isplonov, K., Santos, O. (2016). (Des)Construção do significado dos pictogramas de segurança. Atas da Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 06 e 07 de Maio de 2016, Instituto Politécnico de Leiria.
Oliveira, M., Santos, O. (2016). O controle biológico da processionária do pinheiro em escolas do 1.º. Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância do concelho de Leiria e a Educação Ambiental. Atas do II Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento” realizado entre os dias 9 e 12 de novembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
Oliveira, M., Santos, O. (2016). Educação ambiental, geologia e ensino experimental das ciências – uma abordagem integrada a partir da realidade de São Tomé e Príncipe. Atas do I Fórum Internacional África, Cooperação e Desenvolvimento, 16 e 17 de junho de 2016, Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Penafiel, p. 81 (ISBN: 978-989-8655-68-4).
Santos, O., Álvarez, M. I., Rebelo, I. (2016). O Ensino Experimental das Ciência como estratégia promotora de aprendizagem em alunos com Necessidades Educativas especiais”. Atas do VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança, realizado entre 4 e 6 de julho de 2016.
Santos, O., Álvarez, M. I., Rebelo, I. (2016). A importância da contextualização das atividades no ensino prático/experimental das ciências – evolução de ideias de professores de EE (durante a frequência de um programa de formação). Atas do I Fórum Internacional África, Cooperação e Desenvolvimento, 16 e 17 de junho de 2016, Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Penafiel, p. 92 (ISBN: 978-989-8655-68-4).
Santos, O. (2016). O ensino das ciências e o desenvolvimento de competências funcionais por alunos com NEE através da exploração da Carta da Terra. Atas do I Fórum Internacional África, Cooperação e Desenvolvimento, 16 e 17 de junho de 2016, Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Penafiel, p. 87 (ISBN: 978-989-8655-68-4).
Santos, O., Oliveira, M., Cruz, J., Marques, J. C. (2016). A Educação Social e as perspetivas de carreira profissional – análise decorrente das opções de estágio realizadas pelos alunos da ESECS – IPL, entre 2008 e 2014. Atas da Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 06 e 07 de Maio de 2016, Instituto Politécnico de Leiria.
Sousa, C., Seco, G., Filipe, L., Vicente, L., Pereira, P., & Alves, S. (2016). O IPLeiria ao serviço da inclusão de estudantes com NEE: algumas práticas inclusivas. V Seminário do GTAEDES. Aveiro.
Sousa, C., Almeida, A. M., Santos, R., Batista, J., & Pereira, D. (2016). Os Media Digitais como promotores de um ensino superior mais aberto e inclusivo. V Seminário do GTAEDES. Aveiro.
Sousa, N. & Francisco, M. (2016). A problemática da pontuação nos leitores de ecrã, sintetizadores de fala e dispositivos de acesso. In Livro de Resumos SEMIME – X Seminário “Exclusão Digital na Sociedade de Informação”. Lisboa, Edições FMH.

Artigos em revistas científicas

Mangas, C., Ribeiro, J. & Gonçalves, R. (2016) Profiling Informal Caregivers: surveying needs in the care of the elderly, BMC Health Services Research 2016, Volume 16 Suppl 3 . p.19
Ribeiro, J., Mangas, C. & Freire, A (2016). Information and training needs of Informal Caregivers of individuals with stroke sequelae: a qualitative survey. BMC Health Services Research 2016, Volume 16 Suppl 3 , p.128
Ribeiro, J., de Souza, D. N., & Costa, A. P. (2016). Investigação qualitativa na área da saúde: por quê?. Ciência & Saúde Coletiva, 21(8), 2324.
Marques, S., Virgílio, J., Silva, S., Lino, T. & Ribeiro, J. (2016). Training of working memory in Occupational Therapy with cognitive rehabilitation Software CogniPlus®: single subject experimental study. Res Net Health 2, e-1-11.