“Mil Brinquedos por Mil Sorrisos”

Fotografia de um brinquedoProjecto “Mil Brinquedos por Mil Sorrisos”, desde 2008 que o CRID dinamiza a campanha recolhendo brinquedos electrónicos, novos ou usados, que posteriormente são adaptados pelos alunos e professores do curso de Engenharia Electrotécnica ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Nas anteriores campanhas foram adaptados cerca de mil brinquedos que, depois de adaptados, foram entregues numa cerimónia simbólica a diferentes instituições do País.

Inclusão, Acessibilidade

Participantes

Célia Sousa , professores da ESTG e Alunos do Curso de Engenharia Electrotécnica

Sumário

Hoje em dia, o brinquedo e as brincadeiras ocupam o lugar mais importante na vida das crianças. No entanto, as crianças especiais são confrontadas com obstáculos que as impossibilitam de usufruir destes momentos. É essencial permitir às crianças com deficiência o acesso a brinquedos que lhes possibilitem gozar da actividade lúdica e situações de brincadeira com outras crianças que favorecem a sua inclusão na sociedade. Neste contexto o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da ESECS – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria, vai lançar aquarta edição da Campanha “Mil Brinquedos por Mil Sorrisos”. Desde 2008 que o CRID-IPL se lançou nesta odisseia da fantasia. Recebemos brinquedos electrónicos, novos ou usados que são adaptados pelos alunos e professores do curso de Engenharia Electrotécnica ESTG- Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do IPL, dedicando assim parte do seu tempo livre a uma tarefa tão nobre. Posteriormente são tratados, embrulhados e oferecidos às crianças que deles precisam, nomeadamente crianças com deficiências motoras.

Nas anteriores campanhas foram adaptados cerca de Mil Brinquedos que depois de adaptados foram entregues numa cerimónia simbólica a diferentes instituições do País.

Mais uma vez, contamos com o apoio da sociedade civil, de todos aqueles que têm contribuindo para o sucesso desta campanha, e que sem eles nada seria possível. Apelamos a todas as pessoas que nos entreguem brinquedos para que possamos proporcionar verdadeiros momentos de lazer e brincadeira a quem os deve ter por direito – as crianças.

O objectivo é recolher e adaptar Mil brinquedos para que sejam adaptados e entregues numa cerimónia a decorrer no dia 3 de Dezembro de 2011, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

De modo a poderem ser adaptados os brinquedos devem ter algum sistema electrónico. O que fazemos é adaptar brinquedos de forma que essas crianças possam brincar naturalmente, substituindo o botão de ON/OFF por um botão accionado à distância.

Assim, apelamos mais uma vez a TODOS que contribuam com um brinquedo e assim proporcionem mil SORRISOS

Obrigada a todos.

Nota: Os Brinquedos podem ser entregues no CRID na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

Edição PDF do Jornal Região de Leiria (de 19-11-2010)