Museu da Batalha eleito MUSEU DO ANO 2012

A Associação Portuguesa de Museologia – APOM – atribuiu, em cerimónia anual, o prémio de Melhor Museu Português de 2012 ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB).

Este museu, que se auto-denomina o “Museu de Todos” contou com a colaboração de vários investigadores do iACT, que trabalharam para a criação de condições de acesso a visitantes com necessidades especiais. Entre as várias soluções que ali se encontram destacam-se um audioguia com audiodescrição; um videoguia com interpretação gestual, peças para tocar, informação em Braille, legendagem para surdos, um trilho para condução espacial e um espaço cão-guia. 
Conheça o MCCB!

 

III Gala da Inclusão

III Gala da Inclusão - Teatro José Lúcio da Silva, 8 de dezembro de 2012, 21h00O Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria) e a Câmara Municipal de Leiria vão celebrar a solidariedade com a realização da III Gala da Inclusão, a 8 de dezembro, pelas 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, onde será feita a oferta formal dos brinquedos que foram recolhidos e adaptados para crianças com necessidades especiais no âmbito da campanha “Mil brinquedos, mil sorrisos”. Este evento conta com Alto Patrocínio da Primeira Dama, Maria Cavaco Silva, e, nesta edição, os brinquedos revertem para Equipas locais de Intervenção Precoce da Zona Norte, e serão entregues simbolicamente à Diretora Regional de Educação do Norte .

Projeto IPL(+)INCLUSIVO

Por proposta da Unidade de Investigação iACT, celebra-se no ano letivo de 2012-2013 no Instituto Politécnico de Leiria o ano temático IPL(+)INCLUSIVO (+).

Trata-se de um grande projeto que desafia toda a comunidade académica ao envolvimento no reforço e alargamento das boas práticas já existentes no IP Leiria. A iniciativa decorre de mais de 10 anos de investimento da instituição na área das acessibilidades e surge como oportunidade para potenciar uma atuação conjunta, coerente e coesa na abertura de mais e novas linhas de ação, investigação e consciencialização cívica no domínio da inclusão.

O objetivo é retirar o enfoque da deficiência e da incapacidade, sublinhando a inclusão da diversidade enquanto oportunidade de enriquecimento pessoal e coletivo. Embora o projeto se centre nas pessoas com deficiência, e traduza uma atitude institucional expressa no acolhimento aos alunos com necessidades educativas especiais, ambiciona sensibilizar para um sentido lato de inclusão, abrindo o âmbito da intervenção a outros perfis potencialmente sujeitos a discriminação (etnia, género, orientação religiosa, …).

Pretende-se:

– Desenvolver ações concretas para reduzir barreiras físicas, ambientais e atitudinais em todos os domínios da vida académica e profissional no IPL;

– Ativar mecanismos de identificação e de apoio a estudantes com necessidades especiais a frequentar cursos no IPL;

– Dinamizar ações de sensibilização e formação que levem um maior conhecimento dos fatores que inibem e promovem a inclusão em vários contextos;

– Desenvolver projetos que contribuam para melhores condições de acesso e inclusão no IPL e meio envolvente;

– Estimular a investigação e disseminação do conhecimento nas mais variadas áreas ligadas à acessibilidade e/ou inclusão.

 Os resultados do projeto em muito resultam das iniciativas de toda a comunidade académica e comunidade envolvente. Escolas, cursos, docentes, funcionários, estudantes e outros parceiros são convidados a dar vida ao IPL (+) INCLUSIVO através da apresentação de propostas [+] de desenvolvimento de ações concretas.

Numa dinâmica de parceria, e respeitando domínios específicos de atuação, e a identidade de cada um na promoção das suas atividades, é objetivo conseguir que todos os intervenientes contribuam na construção de um IPL e de uma sociedade cada vez mais inclusivos, cada vez mais respeitadores da diversidade, cada vez mais abertos ao outro.

Mensagem Boss AC