Descrição da atividade
Para além do teste efetuado no 1º CEB, a maleta pedagógica foi, ainda, analisada por dois consultores externos, especialistas na área da inclusão. Esta análise deu lugar à identificação de fragilidades, assim como à recolha de sugestões de melhoria que permitiram a validação dos recursos testados.
Resultados
Grelhas de registo preenchidas pelos consultores externos acerca da análise efetuada à maleta pedagógica.
Participantes
Consultores externos da Universidade de Aveiro e do Politécnico de Castelo Branco.
“A investigação de soluções ajustadas às especificidades de diferentes grupos-alvo continua a ser um imperativo. São ainda muitos os segmentos populacionais que se encontram à margem das ofertas pedagógicas disponíveis no mercado e nas escolas, sendo fundamental aprofundar o conhecimento acerca de estratégias e metodologias de desenvolvimento de produtos como a maleta pedagógica do ProLearn4ALL.
Foi com muito gosto que participei, como consultora, neste projeto e estou certa que serão muitos alunos a beneficiar deste importante resultado.” Margarida Almeida (Universidade de Aveiro)
“O projeto inclusivo é um desafio interminável, é um projeto onde os desafios são uma constante e a procura pela ‘solução’ constitui um desígnio permanente que se pretende alcançar. E, quando se pensa que já se alcançou… surge um novo desafio, na procura de se encontrarem propostas e novas formas que possam incluir todos, sem exceção. A «Maleta Pedagógica» é o espelho desta vontade em se conseguir juntar numa única ‘maleta’ toda uma diversidade que consegue incluir todos com todas as suas diferenças.” Henrique Gil (Politécnico de Castelo Branco)
Projeto cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Portugal 2020, através do CENTRO2020 – Programa Operacional Regional do Centro.
Comentários recentes