O Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e a Direção Regional de Educação do Centro ( DREC) vão lançar uma publicação intitulada “Comunicação Aumentativa” no próximo dia 2 de Abril pelas 11h30m no Auditório 2 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria. A referida publicação decorre de uma parceria com os Centros TIC da área de influência da DREC e tem como objetivo desmistificar junto da população ( Escolas, Hospitais, Câmaras Municipais , instituições etc.) este tipo de comunicação que recorre à utilização de sinais em vez de palavras, facilitando a leitura ao público em geral e de uma forma particular àqueles que têm grandes dificuldade na leitura. Esta técnica vem sendo explorada com imenso sucesso e tendo-se chegado a um sistema internacional de símbolos, à semelhança dos que utilizamos diariamente no trânsito. Tendo sido escolhido o” Dia Mundial para a Consciencialização do Autismo” uma vez que esta população recorre muitas vezes a Comunicação Aumentativa para interagir.
Prémio “Maria Cândida da Cunha” – 2012
O Instituto Nacional de Reabilitação, I.P., no âmbito das suas competências, promove mais uma edição do Prémio Maria Cândida da Cunha com o objectivo de:
1. Estimular e mobilizar os estudantes do Ensino Superior para a produção de conhecimento sobre os fenómenos da deficiência e da reabilitação através de trabalhos académicos realizados na área das Ciências Sociais e Humanas.
2. Combater a discriminação com base na deficiência e promover a igualdade de oportunidades e da cidadania das Pessoas com Deficiências na sociedade portuguesa.
3. Diminuir o impacto das barreiras sociais, culturais, comportamentais e físicas à inclusão e participação das pessoas com deficiência.
Podem candidatar-se ao Prémio estudantes dos vários graus do ensino superior público e privado, autores de trabalhos de investigação na área das ciências sociais e humanas, que obedeçam às normas regulamentares e contribuam para os objectivos do Prémio.
O período de candidatura decorre de 1 de Julho a 1 de Setembro.
A Deficiência na Comunicação Social – Guia de Boas Práticas para Jornalistas
Apresentamos o Guia de Boas Práticas para Jornalistas elaborado pela equipa do programa “Consigo” (INR e RTP) com o objetivo de auxiliar os profissionais da comunicação social a lidarem com as questões da deficiência.
O documento, disponibilizado nos formatos pdf e rtf, desenvolve-se à volta de quatro grandes questões:
Aspetos básicos a ter em conta;
Mitos em torno da deficiência;
Na prática, como lidar com pessoas com deficiência?;
A deficiência nos Media – Indicações para Jornalistas.
Comentários recentes