Descrição da atividade
Numa primeira fase o projeto ProLearn4ALL foi apresentado a diferentes turmas das escolas de Ensino Superior participantes, onde se abordaram as temáticas da acessibilidade e inclusão, de forma a contextualizar os estudantes e a motivá-los para a concretização da atividade.
Os estudantes envolvidos elaboraram pesquisas, no sentido de conhecerem as características associadas à deficiência auditiva, intelectual, motora e visual. Estas, permitiram a reflexão e consciencialização da importância da inclusão das pessoas com deficiência em todos os contextos da sua vida pessoal e social, nomeadamente no âmbito educativo.
Para identificar o estado da arte foi feito um levantamento dos recursos lúdico-pedagógicos acessíveis a crianças do 1º CEB existentes no mercado e descritos na literatura científica.
Resultados
Sínteses temáticas que caracterizam os quatro domínios da deficiência (auditiva, intelectual, motora e visual);
Identificação de recursos diversificados, tais como: jogos de tabuleiro, livros em multiformato, vídeos com interpretação em Língua Gestual, materiais táteis, entre outros;
Análise das principais características dos recursos identificados, onde se destaca que a maioria se destina a grupos específicos com determinada deficiência e não a TODAS as crianças.
Participantes
Equipa de investigação;
Mestrado em Comunicação Acessível, ESECS, Politécnico de Leiria;
Mestrado em Educação Especial, ESECS, Politécnico de Leiria;
Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa, ESEC, Politécnico de Coimbra.
Projeto cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Portugal 2020, através do CENTRO2020 – Programa Operacional Regional do Centro.
Comentários recentes