Estado da Arte

Descrição da atividade

Numa primeira fase o projeto ProLearn4ALL foi apresentado a diferentes turmas das escolas de Ensino Superior participantes, onde se abordaram as temáticas da acessibilidade e inclusão, de forma a contextualizar os estudantes e a motivá-los para a concretização da atividade.

Os estudantes envolvidos elaboraram pesquisas, no sentido de conhecerem as características associadas à deficiência auditiva, intelectual, motora e visual. Estas, permitiram a reflexão e consciencialização da importância da inclusão das pessoas com deficiência em todos os contextos da sua vida pessoal e social, nomeadamente no âmbito educativo.

Para identificar o estado da arte foi feito um levantamento dos recursos lúdico-pedagógicos acessíveis a crianças do 1º CEB existentes no mercado e descritos na literatura científica.

 

Resultados

Sínteses temáticas que caracterizam os quatro domínios da deficiência (auditiva, intelectual, motora e visual);

Identificação de recursos diversificados, tais como: jogos de tabuleiro, livros em multiformato, vídeos com interpretação em Língua Gestual, materiais táteis, entre outros;

Análise das principais características dos recursos identificados, onde se destaca que a maioria se destina a grupos específicos com determinada deficiência e não a TODAS as crianças.

 

Participantes

Equipa de investigação;

Mestrado em Comunicação Acessível, ESECS, Politécnico de Leiria;

Mestrado em Educação Especial, ESECS, Politécnico de Leiria;

Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa, ESEC, Politécnico de Coimbra.

 

Projeto cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Portugal 2020, através do CENTRO2020 – Programa Operacional Regional do Centro.