Publications

2014
Mangas, C. & Ferreira, P. (2014). Maternalês ou Eduquês!? Quando a linguagem das mães influencia o discurso dos educadores. In Pinto, H.; Dias, I. & Muñoz, R. (Orgs.), III Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação – Livro de Atas (pp.153-160). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria. [Disponível em: http://ipce2014.ipleiria.pt/livro-de-atas/]
Mangas, C. & Ferreira, P. (2014). A leitura: um sopro sensível de cultura social. In Fontes, A.; Sousa, J.; Lopes, M. & Lopes, S. (Orgs.). Animação Sociocultural em Contextos Iberoamericanos (pp. 122-134). Leiria: RIAP – Associação Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural – Nodo Português.
Mangas, C. & Ferreira, P. (2014). O Pensamento Crítico no Sujeito Linguístico. In Vieira, R.; Vieira. C.; Sá-Chaves, I. & Machado, C.. Pensamento crítico na educação: perspetivas atuais no panorama internacional (pp. 303-214). Aveiro: UA Editora. [Disponível em: http://redepensamentocritico.web.ua.pt/?page_id=46]
Sousa, C. & Mangas, C. (2014). Instituto Politécnico de Leiria: uma instituição ao serviço da inclusão. Impulso Positivo, Informação para Maior Impacto Social – Arte, Desporto e Cultura pela Inclusão, setembro/outubro 2014, 44-45.

2013
Almeida, A.; Mota, L.; Coelho, S. & Mangas, C. (2013). O reconto como estratégia para a análise do desenvolvimento linguístico infantil de crianças em idade pré-escolar: estudo exploratório. In Cadima, R.; Pinto, H.; Menino, H. & Dias, I. (Orgs.), II Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação – Livro de Atas (pp. 123-131). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria. [Disponível em: http://issuu.com/leonelbrites/docs/ipce2013/1?e=1077822/2804318]
Freire, C., Reis, C., Monguet, J., Fernandez, J. (2013). Schizophrenic Patients’ Expectations Facing Technology in a Cognitive Rehabilitation Therapy Environment. International Journal of Llife and Medical Research, V3 (3):122-128.
Reis, C. I., Freire, C. S., Fernandez, J. & Monguet, J. M. (2013) Patient Centered Design: Challenges and Lessons Learned from Working with Health Professionals and Schizophrenic Patients in e-Therapy Contexts. In Martinho, R., Rijo, R., Cruz-Cunha, M. M., Varajão, J. E. (Eds.), Information systems and technologies for enhancing health and social care (pp. 120-135). USA: Medical Information Science Reference, IGI Global.

2012
Costa, R.; M. Francisco; N. Jorge; J. Neves & V. Rodrigues. 2012. Do ensino presencial ao ensino a distância – percurso do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. 18º Congresso Internacional de Educação a Distância (CIAED). Organização ABED, São Luís, Maranhão, Brasil, 23-26 de Setembro 2012.
Francisco, M. & N. Sousa. 2012. Ambientes virtuais de aprendizagem: eficientes para utilizadores de leitor de ecrã?. SEMIME – VI Seminário “Exclusão Digital na Sociedade de Informação”, FMH. Lisboa, 27-28 de Janeiro 2012.
Freire, C., Reis, C., Monguet, J., Fernandez, J. (2012). Pertinência da criação de um modelo geral de aceitação de tecnologia aplicado a terapias. Revista Iberoamericana de Salud y Ciudadania, V1 (2):111-136.
Freire, C. (2012) Pertinência de estudo dos fatores que afetam o comportamento de professores e alunos do IPL, face à introdução de tecnologia num processo de EaD. Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE 2012) Leiria, Portugal.
Freire, C. Reis, C.; Monguet, J. (2012) Resistência à implementação de projectos tecnológicos na área da saúde. V Jornadas sobre Tecnologia e Saúde. Instituto Politécnico da Guarda, Portugal.
Mangas, C. (2012). A Dislexia no Ensino Superior: Perfil dos Alunos; Representações dos Professores e Estratégias de Intervenção. In Encontro Dislexia em Tese – Livro de Atas. Porto: DISLEX / Escola Superior de Educação Paula Frassinetti [no prelo]
Mangas, C. (2012). Ler: um quebra-cabeças (também) no Ensino Superior. In 9.º Encontro Nacional | 7.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração – Livro de Atas. Braga: Universidade do Minho [no prelo]
Mangas, C. 2012. “A dislexia no Ensino Superior: um olhar dos docentes.” In Pereira, I.; Dias, I.; Pinto, H.; Menino, H. & Cadima, R. (Orgs.), I Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação – Livro de Atas (pp. 203-2010). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria. [disponível em: https://dl.dropbox.com/u/4602618/IPCE_7junho.pdf]
Santos, F.; Rego, B.; Oliveira, F. 2012. “Tecnologias Web na promoção do Ecoturismo: o caso do Projeto EcoCantanhez na Guiné-Bissau” . 8º Congresso Ibérico de Estudos Africanos. Universidad Autónoma de Madrid: Madrid, Espanha.

2011
Francisco, M. & N. Sousa. 2011. Guia para produção de conteúdos digitais acessíveis. Edição EU4ALL.
Martins, A.; Coelho, R. (2011). “Intervenção do terapeuta da fala com alunos gestualistas com primeira língua a Língua Gestual Portuguesa. III Simpósio de Terapia da fala – Terapia da Fala em Expansão: Novos Contextos. Instituto Politécnico de Leiria.
Martins, A. (2011). “O rastreio de perturbações do processamento auditivo central pelo Terapeuta da Fala”. Comemorações do Dia Europeu da Terapia da fala – Desafios à Audição num Mundo de Ruídos. Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Setúbal
Martins, A. (2011). “Rastreio do processamento auditivo central pelo Terapeuta da Fala”. Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática. Departamento de Línguas e Cultura. Secção Autónoma de Ciências de Saúde da Universidade de Aveiro. Dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Fala. [disponível em https://ria.ua.pt/handle/10773].
Neves, J. 2011. “Music to my eyes… Conveying music in Subtitling for the Deaf and the hard of hearing”. In Bogucki, Łukasz & Krzysztof Kredens (eds). Perspectives in Audiovisual Translation. Frankfort am Main: Peter Lang GmbH 2010.
Neves, J. 2011. Imagens que se Ouvem. Guia de Audiodescrição. Instituto Politécnico de Leiria.
Rego, B. 2011. “O idealismo do comércio online na terceira idade: A conceptualização da interface“. In Palacios, A., Serra, P. (Org.) Pragmática: Comunicação Publicitária e Marketing. Covilhã: UBI, Livros LabCom. [disponível em: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110701-annamaria_serra_pragmatica.pdf]
Reis, C. I., Freire, C. S., Fernández, J. & Monguet, J. M. (2011) Patient Centered Design: Challenges and Lessons Learned from Working with Health Professionals and Schizophrenic Patients in e-Therapy Contexts. HCist – International Workshop on Health and Social Care Information Systems and Technologies. Algarve, Centeris 2011 Conference on Enterprise Information Systems
Sousa, C. 2011. Cap. 6.”A Comunicação Aumentativa e as Tecnologias de Apoio.” In: A acessibilidade de Recursos Educativos Digitais caderno 6 SACAUSEF.Lisboa: Edição Ministério da Educação e Ciência. pp.51-63.