Aqui pode encontrar os projetos nos quais os elementos da equipa do iACT estão envolvidos.
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Projetos em execução:
Apoio a Estudantes com Dificuldades de Aprendizagem Específicas: dislexia, disortografia e disgrafia
O Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria oferecem um serviço de avaliação psicológica e acompanhamento psicopedagógico a estudantes do IPLeiria com Dificuldades de Aprendizagem Específicas (dislexia, disortografia e disgrafia).
Avaliação Psicológica: Num primeiro momento, é essencial que os estudantes façam um processo de (re)avaliação psicológica no sentido de avaliar as dificuldades presentes na leitura e na escrita. Esta etapa é realizada em consulta de psicologia no SAPE.
Em função dos resultados desta avaliação serão delineadas estratégias de intervenção, sendo também sugerido ao estudante que realize o pedido de “Estatuto de Estudante com Necessidades Educativas Especiais” (Cf. http://sape.ipleiria.pt/nee/).
Intervenção Psicopedagógica: Face à manifestação de interesse por parte dos estudantes e, em função da disponibilidade e da necessidade específica de cada um, será possível criar pequenos grupos de apoio que incluam sessões de acompanhamento psicológico e de reeducação e intervenção pedagógica. Caso não se encontrem reunidas as condições necessárias à criação de grupos, a intervenção mantém-se disponível de forma individualizada, através da marcação de consultas de psicologia e/ou de orientações tutoriais de reeducação das dificuldades ao nível da leitura e da escrita.
PLIP – Projecto Leitura Inclusiva Partilhada (http://plip.ipleiria.pt/)
Este projecto visa dar vida a livros que se encontram nas estantes das bibliotecas, oferecendo-os a novos leitores. Tal será feito através da adaptação de obras diversas para que públicos com necessidades especiais possam chegar a elas através de versões em novos formatos: Livros em Braille e em alto-relevo (para pessoas cegas ou com baixa visão); áudio-livros (para quem prefere ouvir); vídeo-livros em Língua Gestual Portuguesa (para os Surdos) e em formatos adaptados (para pessoas com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza).
ProLearn4ALL | Maletas Pedagógicas para TODOS
O projeto ProLearn4ALL pretende aumentar, de uma forma lúdica e pedagógica, o conhecimento das crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico na área das Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para esse efeito será desenvolvido em copromoção com diversas entidades:
- Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) através da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), da Escola Superior de Artes e Design (ESAD), do Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT), do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação (NIDE) e do Laboratório de Investigação em Design e Artes (LIDA);
- Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) através da Escola Superior de Educação (ESEC);
- a Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Crianças Inadaptadas (CERCILei);
- Câmara Municipal de Leiria.
Através de uma plataforma de trabalho colaborativo pretende-se interligar várias áreas disciplinares (Educação + Design + Inclusão), o que permite desenvolver dinâmicas de reflexão sobre os processos de ensino-aprendizagem. A investigação baseada em problemas permitirá uma constante troca de conhecimentos e experiências entre os diferentes atores do contexto educativo e da comunidade local.
No final do projeto será possível obter modelos de produtos inovadores, acessíveis e inclusivos para todas as crianças, que serão oferecidos aos Agrupamentos de Escolas de Leiria e a outras entidades locais.
Registos fotográficos:
Projeto cofinanciado por:
Projetos concluídos:
UPA | Utilização Pedagógica do Audiovisual
O UPA está direcionado para alunos do ensino superior, com o objetivo de lhes dar competências ao nível de criação de trabalhos audiovisuais acessíveis, com vista à produção de conteúdos e ao acompanhamento de projetos a entidades externas à instituição. Pretende-se ainda, analisar do ponto de vista científico, as expectativas dos alunos sobre projeto, o impacto do audiovisual na aprendizagem e as atitudes dos discentes, face à criação de material audiovisual acessível.
Encontra-se neste momento em fase piloto, com 7 alunos do primeiro ano, dos cursos de Comunicação Social e Educação Multimédia e Animação Cultural.
ADLAB – Áudio-Descrição: Acesso ao Longo da Vida para Cegos
O ADLAB é um projeto a três anos (2011-2014), financiadopela União Europeia sob o Lifelong Learning Programme (LLP), que visa o desenvolvimento de guias consistentes para a criação de audiodescrição (AD).
A necessidade de melhorar as práticas de AD – a inserção da descrição verbal dos elementos visuais existentes em produtos audiovisuais – e a vontade de disponibilizar mais produtos audiovisuais a pessoas com incapacidade sensorial são estímulos fortes numa Europa com um número significativo de pessoas com baixa visão ou cegueira.
Graças ao contributo de oito parceiros europeus (Itália, Espanha, Portugal, Belgica, Polónia e Alemanha) este projeto propõe-se identificar as diferenças existentes nas várias abordagens nacionais, numa tentativa de se virem a estabelecer metodologias e políticas transversais a nível europeu.
Para saber mais: http://www.adlabproject.eu/
Olha por mim
Exposição de pintura de Mirtilo Gomes (Tânia Bailão Lopes) com soluções especiais de acesso para pessoas com deficiência sensorial – quadros tácteis / audiodescrição / interpretação LGP em áudio e videoguia / sessões didácticas / visitas guiadas especializadas.
Início: Setembro de 2009 | Fim: Em curso
bailaolopes.wordpress.com/projecto-olha-por-mim/ e visual-audio.org
Perspetivas | Uma forma de expressão
O projeto Perspetivas consiste na dinamização de ações de acompanhamento tutorial, ao nível da criação de produtos audiovisuais, que permitem a pessoas com deficiência intelectual exprimirem-se de uma forma que é, para elas, totalmente nova. As ações têm o intuito de: (1) explicar como se processa a imagem em movimento; (2) estimular a criatividade, através do debate de ideias e estruturação de informação; (3) potenciar a capacidade de expressão; e (4) estimular o sentido de organização e estruturação da informação, seja ao nível da criação de argumento e storyboard, como também de todo o processo, que tem que respeitar as diferentes fases que o constituem.
A intervenção conta com a participação de dezassete clientes e sete técnicos da Instituição “Os Malmequeres”.
Vídeo promocional do projeto pode ser visto no URL https://www.youtube.com/watch?v=16u3mG_fqFM
Projetos associados:
EU4ALL
O objetivo do PROJETO EU4ALL é permitir que todos os estudantes, incluindo pessoas com deficiência ou com necessidades especiais, que reúnam as condições necessárias para o ingresso no ensino superior com recurso a plataformas de e-learning, o possam fazer, garantindo acessibilidade da tecnologia e dos conteúdos. Tecnicamente, o EU4ALL visa pesquisar e desenvolver um quadro geral aberto e baseada em padrões para apoiar o desenvolvimento de acesso e serviços personalizados de aprendizagem no contexto do ensino superior e aprendizagem ao longo da vida, suportado ou com recurso a plataformas LMS. O papel do IPL neste projeto é implementar e validar estes pressupostos na plataforma de e-learning da Instituição. Estão envolvidos diretamente a UED com apoio do SAPE e o CRID, onde participam ativamente alguns membros do iACT, por um período de 1 ano (2010-2011).
As instituições parceiras deste projeto: (desde 2006) Atos Origin SAE, UNED, OU-UK, FhG / FIT, University of York, INDRA, Tribal, E-ISOTIS, eXact Learning Solutions, EADTU, CSI, DPITALIA, Universitá di Roma, (desde 2010) IPL e UPV.
Projecto CRID
O Centro de Recursos para a Inclusão Digital tem como missão facilitar a participação dos cidadãos com necessidades especiais na sociedade da informação e conhecimento. Desenvolve a sua actividade em três eixos fundamentais: avaliação, diagnóstico e investigação. http://www.crid.esecs.ipleiria.pt/
“Mil Brinquedos por Mil Sorrisos”
Projecto “Mil Brinquedos por Mil Sorrisos”, desde 2008 que o CRID dinamiza a campanha recolhendo brinquedos electrónicos, novos ou usados, que posteriormente são adaptados pelos alunos e professores do curso de Engenharia Electrotécnica ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Nas anteriores campanhas foram adaptados cerca de mil brinquedos que, depois de adaptados, foram entregues numa cerimónia simbólica a diferentes instituições do País.
Outros projetos:
Projetos realizados por elementos do iACT
Os projectos elencados foram realizados por elementos do iACT em parceria com outros organismos, e investigadores.
Foi com base nas experiências de colaboração nestes projectos que o grupo se viria a constituir enquanto Unidade de Investigação.
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