2015

Publicação iACT, Edição online – janeiro 2015

ebook (HTML) Inclusão e Acessibilidade em Ação: Diferentes percursos, um rumo

ebook (.pdf) Inclusão e Acessibilidade em Ação: Diferentes percursos, um rumo

Capítulos de livros

Francisco, M., Sousa, N., Esperança, C., Rodrigues, V. &Neves, J. (2015). Práticas para um elearning acessível no Instituto Politécnico de Leiria. In C. Mangas, C. Freire &M. Francisco (Orgs.), Inclusão e Acessibilidade em Ação – Diferentes percursos, um rumo. Leiria: iACT/IPLeiria, Artigo 3.
Freire, C., Ferreira, L., Mangas, C. & Rodrigues, C. (2015). Atitudes de inclusão no IPLeiria. In C. Mangas, C. Freire & M. Francisco (Orgs), Inclusão e Acessibilidade em Ação – Diferentes percursos, um rumo. Leiria: iACT/IPLeiria, Artigo 2. [Online, disponível em http://iact.ipleiria.pt/files/ebook/index.html#a2/]
Honório, S., Batista, M., Martins, J. & Ribeiro, J. (2015). Physical Activity in Duchenne Muscular Dystrophy. Honório, S. (ed). Duchenne Muscular Dystrophy: Symptoms, Management and Prognosis. New York: Nova Science Publishers. (ISBN: 978-1-63482-153-7)
Martins, A. I. (2015). A importância da voz na pessoa com surdez. In C. Mangas, C. Freire & M. Francisco (Orgs.), Inclusão e Acessibilidade em Ação – Diferentes percursos, um rumo. Leiria: iACT/IPLeiria, Artigo 7. [Online, disponível em http://iact.ipleiria.pt/].
Mangas, C. & Freire, C. (2015). Inclusão e acessibilidade em ação: clarificação de conceitos. In C. Mangas, C. Freire & M. Francisco (Orgs.), Inclusão e Acessibilidade em Ação – Diferentes percursos, um rumo. Leiria: iACT/IPLeiria.
Oliveira, M., Santos, O. (2014). Ecossistemas Florestais. In Pinto, J. R., Lima, J. P. (coord.) Manual de Educação Ambiental – São Tomé e Príncipe. Ecossistemas, impactes ambientais e gestão responsável dos recursos naturais. São Tomé: MARAPA/ASPEA
Oliveira, M., Santos, O. (2014). Litoral de São Tomé e Príncipe. In Pinto, J. R., Lima, J. P. (coord.) Manual de Educação Ambiental – São Tomé e Príncipe. Ecossistemas, impactes ambientais e gestão responsável dos recursos naturais. São Tomé: MARAPA/ASPEA
Saldanha, A. (2015). NeuroEducação: Educar com o Cérebro. In Pereira, R. (ORG), Abordagem Multidisciplinar da Aprendizagem. Lisboa: QualConsoante, Lda.
Saldanha, A. (2015). As diferentes dimensões no Jogo Simbólico em crianças com TEA (transtorno do Espectro Autista). In C. Mangas, C. Freire & M. Francisco (Eds), Inclusão e Acessibilidade em Ação – Diferentes percursos, um rumo. Leiria: iACT/IPLeiria, Artigo 6. [Online, disponível em http://iact.ipleiria.pt/]
Sousa, C. (2015). O conhecimento que os professores manifestam sobre a metacognição da comunicação não-verbal na escola inclusiva: respostas aos alunos com necessidades educativas especiais. In C. Mangas, C. Freire & M. Francisco (Eds), Inclusão e Acessibilidade em Ação – Diferentes percursos, um rumo. Leiria: iACT/IPLeiria, Artigo 5. [Online, disponível em http://iact.ipleiria.pt/]
Sousa, C. Tecnologias de apoio: tecnologia para todos -Obra da autoria de: Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares; Centro de Recursos para a Inclusão Digital – ESECS/IPLEIRIA; CRTIC Aveiro; CRTIC Castelo Branco; CRTIC Coimbra; CRTIC Guarda; CRTIC Pombal; CRTIC Viseu. 978-989-8797-04-9
Francisco, M., Esperança, C., Sousa, N., Vieira, D. & Nunes, N. (2015). Validação da acessibilidade na plataforma de eLearning: caso IPLeiria. In C. Mangas, C. Freire & M. Francisco (Orgs.), Inclusão e Acessibilidade em Ação – Diferentes percursos, um rumo. Leiria: iACT/IPLeiria, Artigo 4 [Online] http://iact.ipleiria.pt/files/ebook/index.html?#a4
Francisco, M., Sousa, N., Esperança, C., Rodrigues, V.. & Neves, J. (2015). Práticas para um elearning acessível no Instituto Politécnico de Leiria. In C. Mangas, C. Freire & M. Francisco (Orgs.), Inclusão e Acessibilidade em Ação – Diferentes percursos, um rumo. Leiria: iACT/IPLeiria, Artigo 3 [Online] http://iact.ipleiria.pt/files/ebook/index.html?#a3

Artigos em atas de congressos

Freire, C. & Silva, C. (2015). Perspetivas uma forma de expressão: O audiovisual como estratégias de inovação social. In: A.C. Valente & R. Capucho (Eds.) Avanca | Cinema 2015. Avanca, Portugal: Edições Cine-Clube de Avanca.
Mangas. C. & Alves, S. (2015). Intervenção na Dislexia: a experiência no Instituto Politécnico de Leiria. In Pinto, H.; Dias, I. & Muñoz, R. (Orgs.), IV Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 423-424). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria. [Disponível em: http://sites.ipleiria.pt/ipce2015/livro-de-atas-2/]
Mangas, C. & Ferreira, P. (2015). Competência de Leitura no 1.º CEB – da realidade portuguesa aos estudos internacionais (PIRLS). In Pinto, H.; Dias, I. & Muñoz, R. (Orgs.), IV Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 186-193). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria. [Disponível em: http://sites.ipleiria.pt/ipce2015/livro-de-atas-2/]
Santos, O., Álvarez, M. I., Rebelo, I. (2015). (Re)Conhecer as vivências dos alunos com NEE e (Re)utilizá-las como facilitador das suas aprendizagens em ciências. Atas da III Conferência Internacional para a Inclusão – INCLUDIT, 3 e 4 de dezembro de 2015, Instituto Politécnico de Leiria.
Santos, O., Lampreia, C., Nunes, S. (2015). A resinagem no Pinhal de Leiria e a Educação Ambiental no Pré-Escolar. Atas do III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, com o tema Educação Ambiental e Participação Social: travessias e encontros para os bens comuns, que decorreu de 8 a 11 de julho de 2015 na Torreira, Murtosa, Portugal, p. 457 (ISBN: 978-972-99469-8-1)
Silva, S. , Marques, S., Virgílio, J., Ribeiro, J. & Lino, T. (2015). O Software Cogniplus no treino da memória de trabalho: estudo experimental de sujeito único. Atas do 8º Congresso Nacional de Terapia Ocupacional: Pensar a prática, olhar o futuro….Centro João Paulo II Fátima, 16, 17 e 18 de Abril de 2015. ISBN: 978-989-98828-1-2.
Sousa, C. (2015) As Tecnologias de Apoio: uma ponte entre Cabo Verde e Leiria. In Livro de Atas da IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Leiria Edição ESECS- Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-05-6
Sousa, N. & Francisco, M. (2015). Inconsistências do texto alternativo nos elementos gráficos. In Livro de Resumos SEMIME – IX Seminário “Exclusão Digital na Sociedade de Informação”. Lisboa, Edições FMH. ISBN: 978 972 735 204 3.

Artigos em revistas científicas

Lopes, A., Araújo, J., Ferreira, M., & Ribeiro, J. (2015). A eficácia do Snoezelen na redução das estereotipias em adultos com deficiência intelectual: um estudo de caso da intervenção da terapia ocupacional em salas de estimulação multissensorial. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De SãO Paulo, 26(2), 234-243. doi:http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p234-243
Mangas, C. & Sousa, C. (2015). Shared Inclusive Reading Project: a different way of reading. Research and Networks in Health, 1, ss14 [Disponível em: http://journals.ipleiria.pt/index.php/rnhealth/article/view/34/19]
Ribeiro, J. (2015). O Desafio da investigação: por mares nunca dantes navegados. Res Net Health 1. P. i-ii.
Saldanha, A. (2015). Conceitos e Diferenças entre Incapacidade e Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). SAPIENTIAE, 1(1), 143-161
Santos, F., Almeida, A. R., Ferreira, L. & Ribeiro, J. (2015). A experiência vivida de se tornar um Terapeuta Ocupacional. Res Net Health 1. P. ennis7
Sousa, N., Rodrigues, V., Esperança, C. & Francisco, M. (2015). Acessibilidade nas plataformas de webconferência BigBlueButton V0.81 e Colibri 2.0 (Adobe Connect): caso IPLeiria. Revista de Ciências da Computação, n.10. [Online, disponível em
http://lead.uab.pt/OJS/index.php/RCC/index)