Descrição da atividade
No início da presente atividade foram apresentados os resultados das fases anteriores, convidando-se os estudantes de artes e design a elaborarem propostas que se adequassem aos recursos lúdico-pedagógicos selecionados. Neste sentido, procedeu-se à identificação, teste e seleção de diferentes materiais, que permitissem a acessibilidade dos recursos ao maior número de crianças.
Para o desenvolvimento de propostas de design e ilustração para os recursos e de forma a criar empatia, foi adotada uma metodologia pedagógica em que os estudantes foram desafiados a colocarem-se no papel do outro, nomeadamente através de:
- Utilização de auscultadores, sendo necessário procurar formas alternativas de comunicação;
- Colocação de vendas nos olhos, sendo os estudantes convidados a criarem silhuetas e texturas simples que os seus pares teriam de identificar através do tato;
- Utilização de restritores motores para manuseamento dos recursos e/ou de cadeira de rodas como forma de deslocação;
- Partilha de experiências de estudantes que tiveram contacto com pessoas com deficiência intelectual.
Aos estudantes foi, ainda, solicitado que apresentassem ideias para a criação de um objeto que permitisse o suporte e o transporte dos recursos lúdico-pedagógicos (maleta).
Todas as propostas foram analisadas pela equipa de investigação com o intuito de selecionar as que melhor se adequavam ao propósito do projeto.
Resultados
Conceptualização de diversas propostas de design e ilustração para os recursos lúdico-pedagógicos acessíveis, tais como: livros harmónios (Leporello); jogos (de chão, de tabuleiro, orientação, etc.), vídeos, entre outros;
Seleção dos materiais, ilustrações e design a utilizar nos recursos lúdico-pedagógicos acessíveis e na maleta;
Inquéritos por questionário preenchidos pelos estudantes de Ensino Superior.
Participantes
Equipa de investigação;
Curso Técnico Superior Profissional em Ilustração e Produção Gráfica, ESAD.CR, Politécnico de Leiria;
Projeto cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Portugal 2020, através do CENTRO2020 – Programa Operacional Regional do Centro.