Conceptualização

Descrição da atividade

Aos estudantes envolvidos foram dados a conhecer os resultados da atividade anterior, tendo sido os mesmos organizados em grupos de trabalho, em função do domínio da deficiência escolhido. Cada equipa conceptualizou e produziu um recurso acessível, tendo-se centrado na componente pedagógica, com o intuito de apresentar as principais características das deficiências, aumentando o conhecimento e a consciência das crianças nesta área.

No final da atividade, a equipa de investigação reuniu para analisar e selecionar as propostas desenvolvidas pelos estudantes, em função dos objetivos do projeto.

 

Resultados

Conceptualização de dezenas de recursos lúdico-pedagógicos acessíveis, tais como livros em multiformato de sensibilização para a temática da deficiência, jogos de pergunta-resposta, jogos de chão, entre outras;

Seleção de dez propostas de recursos lúdico-pedagógicos acessíveis (cinco livros de apresentação de personagens, quatro jogos inovadores e uma história final com uma abordagem holística);

Inquéritos por questionário preenchidos pelos estudantes de Ensino Superior.

 

Participantes

Equipa de investigação;

Mestrado em Educação Especial, ESECS, Politécnico de Leiria;

Licenciatura em Educação Básica, ESECS, Politécnico de Leiria;

Licenciatura em Educação Social, ESECS, Politécnico de Leiria;

Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa, ESEC, Politécnico de Coimbra;

Curso Técnico Superior Profissional em Intervenção em Espaços Educativos, ESECS, Politécnico de Leiria.

 

Projeto cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Portugal 2020, através do CENTRO2020 – Programa Operacional Regional do Centro.